terça-feira, 24 de julho de 2012

Alimentação Infantil em Israel

Esse post foi escrito há algum tempo, para uma Blogagem Coletiva do Mães Internacionais, no meu blog q é privatizado. Como o tema é relevante para quem busca informações sobre Israel, achei legal dar uma adaptada e postá-lo aqui. 

******************************************************************************************************** 




falafel
Israel é um país novo e lo-ta-do de imigrantes e de etnias. Isso, obviamente influencia e muito a alimentação no país. As comidas típicas, daquelas q você vai q experimentar logo ao chegar no país são: falafel (espécie de sanduíche de pão sírio, recheado de saladas, molho de tahine e bolinhos fritos de uma massa de grão de bico - muito bom!), schwarma (o famoso churrasquinho grego, pedaços de carne - de frango, peru ou carneiro - são enfiados um a um num grande espeto q é assado numa espécia de forno aberto. Fora isso, aqui se come muito hummus (pasta de grão de bico) também. Essas são influências dos nossos primos árabes. Eu gosto muito de falafel e hummus, schwarma não como, mas falafel e hummus são refeições clichê toda vez q eu recebo visitas.


Fora isso, no dia a dia mesmo, israelense come muitos vegetais. Beringela é paixão nacional (e minha também) e ela é encontrada em vários tipos de salada e em conserva. Israelense come salada no café da manhã e por mais estranho q seja, hoje em dia eu também como e nem percebo. As saladas do café da manhã são geralmente feitas de pepino, pimentão e tomate, tudo cortadinho pequenininho. Na minha eu acrescento duas colheres de cottage e mando pra dentro.  Aliás, cottage é outra paixão nacional, adotada pela nossa família. 

Quase ninguém toma café da manhã em casa. As crianças recebem café da manhã nas creches, os mais velhos (a partir da 1a série escolar) são enganados com biscoitos ou cereais até às 10 da manhã, hora do lanche. O pessoal do lugar onde eu trabalho também geralmente come uns legumes (tipo pepino e pimentão cortados e temperados só com sal e "mergulhados" no cottage), umas 2 fatias de pão e toma café. Café aqui é nescafé, com leite. Ninguém toma café de filtro (café expresso sim) e eles tomam muitos nescafés por dia.


Na hora do almoço, geralmente se come carne. O termo pra carne em Israel engloba carne vermelha e carne de frango ou peru (o q me dá meio raiva porque ficam tentando me iludir q tem carne de almoço e quando eu vou ver, não passa de um franguinho... hehe). Como carne vermelha é muito cara por aqui, comemos muito frango e muito peru, e também bastante peixe. Salmão, por exemplo, é muito mais barato aqui do q no Brasil, eu acho. Tomando por exemplo o q o pessoal do escritório pede de almoço, saladas enormes e variadas levam o primeiro prêmio, seguidas de sanduíches, de massas e de "comida caseira" - carne, purê, arroz, etc. Nada tão diferente do Brasil, somente pelo cominho e pela pimenta preta, temperos q israelense ama e eu abomino.


Mas se tem uma coisa q eu aprendi a amar aqui, essa coisa é schnitzel, o famoso frango à milanesa. Israelense ama schintzel, principalmente israelense pequeno. Tem mães q fazem schnitzel em casa, empanam o franguinho, uma delícia (eu faço assim também). Tem outras (a grande maioria, diga-se de passagem) q enchem a garotada de mamma off, um schnitzel pronto, feito de carne de frango processada ("off" em Hebraico é frango). Mamma off é ruim, não tem gosto de nada, é um nuggets da Sadia sem gosto algum. Agora, um schnitzel bem feito, caseiro, dentro de um pão francês, com maionese e alface... ahhh... isso sim me faz muito feliz. AMO! 



cuscus marroquino
Outra coisa muito famosa por aqui é o cuscus marroquino. Nada a ver com o nosso cuscus paulista, aquele bolo salgado, o cuscus (aqui a sílaba tônica é a primeira) dessas bandas é semolina cozida, servida com uma sopa de legumes (não batida, os legumes em pedaços). Quando eu cheguei por aqui, torcia o nariz pra ele, mas hoje em dia eu até curto e até faço, vez ou outra em casa (tem saquinhos de cuscus instantâneo pra vender, é só botar água, temperar, tampar, esperar 5 minutos, mexer com um garfo e tá pronto e é gostosinho). 

Como uma boa parte da população segue as leis da kashrut, geralmente latícinios e carnes não são comidos numa mesma refeição. Por exemplo, você não vai me ver comendo um macarrão a quatro queijos com peito de frango grelhado. Muita gente então prefere comer a carne na hora do almoço e à noite a refeição é baseada mais nos laticínios - queijos, iogurtes, cereais, omelete, saladas. 



Israelense come menos doce do q brasileiro, e os doces são menos doces, na minha opinião. Não existem sobremesas típicas (como a gente tem o pudim de leite condensado, os flans, os bolos). Apesar de existirem boas confeitarias por aqui, a dona de casa israelense ainda precisa aprender um pouco com a Ofélia ou a Palmirinha.... 


Bamba
E as crianças? Bom, elas comem bem e comem mal. Se por um lado elas comem legumes (diga-se pepino e tomate) de café da manhã na creche, por outro elas se entopem de Mamma off e Bamba. Bamba é outro grande amor desse país: Um salgadinho de amendoim em forma de cheetos, com gosto meio q de amendocrem. É gostosinho sim, eu nunca compro porque posso devorar um pacote, mas a criançada aqui ama, venera Bamba. Dizem q Bamba é a 3a palavra de um bebê, depois de ima (mãe), aba (pai), vem Bamba. Tirando os filhos de uma amiga, o Uri foi uma das únicas crianças por aqui q não comeu Bamba com poucos meses de idade (até hoje ele comeu pouquíssimas vezes e todas dadas por outras pessoas, nunca pela gente). Tem gente q acredita piamente q Bamba seja até saudável por ser uma fonte de muita energia, pode até ser, mas não acho q preciso dar pro meu filho uma coisa tão industrializada num momento em q está descobrindo todos os muitos gostos q as coisas naturais têm. Fora o Bamba, outro hábito alimentar israelense q me irrita é o catchup em tudo. Aliás, tudo é modo de dizer, porque eu sei de muita criança por aqui q só come macarrão (pasta cozida, sem molho e com catchup), schnitzel Mamma Off  (com catchup) e almôndegas (com catchup). Mas isso pra mim é preguiça das mães de cozinharem e insistirem numa alimentação melhor. Não sei como estão as coisas no Brasil hoje em dia, mas eu não lembro de nenhum dos meus amigos brasileiros ter uma alimentação tão pobre, e se tivesse, era caso raro e comentado por todo mundo. 

Quanto à introdução de alimentos aqui,  a regra é dar a papinha salgada primeiro, pra não acostumar o paladar do bebê ao doce. Com o Uri eu alternava frutas e frutas, um dia cada coisa, e no final deu certo. 



Não posso afirmar ao certo se a mulher israelense faz a papinha do seu bebê em casa ou se dá potinhos de Gerber, a comida em potinho mais pop daqui. Tenho amigas q dão potinhos somente, mas tenho uma amiga q não só faz todas as papinhas, quanto faz tudo orgânico, até carne sem antibiótico ela compra pra filha num supermercado "natural". Eu mantenho um equilibrio com o Uri, nem somente produto orgânico, mas também nada de balas, pirulitos e refrigerantes até agora. Até o primeiro aniversário ele não comeu doces nem nada industrializado e hoje em dia ainda come muito pouco doce, só um pedacinho de chocolate ou de bolo muito de vez em quando. 


Em setembro ele sai do berçário e começa na "turma dos grandes" do gan. Eu acho q ai as coisas vão ficar mais complicadas pra gente controlar o q ele come e não come, já q as crianças mais velhas(de 1 ano e meio!!!) costumam comer mais porcarias, chegam com chocolate na mão de manhã, servem pirulitos e balas nas festinhas... Eu pretendo conversar com a dona do gan sobre isso, explicar q ela pode sim proibir essas coisas no gan dela e incentivar o consumo de comidas mais saudáveis, mas vamos ver o q vai acontecer... 



2 comentários:

  1. Lu vc ta muito israelense, eu odeio pepino nao entra aqui em casa de nenhuma especie, falafel aiaiaiai comi isso umas duas vezes e nunca mais; shinetzel tambem nao gosto.
    Gosto de um bom shuarma de preferencia de cordeiro, mas nao nesse calor se nao morro, cotage tambem amuuuuuu.
    A Libi e chatinha pra comer, pq eu so ensinei a comer frutas, legumes, tipo a nossa comida, entao na semana que foi pro gan a tia me ligava e dizia, mas ela nao come, claro nunca comeu burecas e nao vai comer na primeira tentativa kkkk nem pizza a pequena nunca comeu e ta numa fase que fecha a boquinha e nao come mesmo.
    Mas eu gosto do jeito das comidas por aqui, acho tudo no Brasil muito gordo, vc nunca sabe a porcentagem de gordura pois nao vem estampado como por aqui.
    Bem eu sou carnivora amo carne o marido tambem, mas pra ajuda-lo durante a semana vamos de saladas e tofu e shishi e shabat de bassari :0

    ResponderExcluir
  2. Esse schnotzel aí tem cara de ser parecido com o alemao... mas por aqui tem de dois tipos, os que sao realmente pedacos de carne, cortadas de um jeito específico (daí que vem o nome, é o nome do corte da carne) e claro que tem também os de carne processada, tipo como acontece com os nuggets no Brasil. Acredito que ia gostar de boa parte da comida daí!!

    ResponderExcluir