quinta-feira, 19 de julho de 2012

As Grandes Férias

As férias de verão em Israel (assim como em todos os países do hemisfério norte) acontecem nos meses de Julho e Agosto, justamente no nosso alto verão. A tradução do termo "Chofesh hagadol" seria "As grandes férias". 


Nas escolas e nas creches públicas (a partir dos 3 anos), as aulas terminam dia 30 de junho e só vão recomeçar no dia 1o de setembro (parece que esse ano será um pouco mais cedo, dia 27 de agosto, acho). As creches de crianças menores, como a do meu filho, são particulares e por isso funcionam até metade de agosto mais ou menos. Eu ainda tive a grata surpresa de saber que a do meu filho vai trabalhar até dia 20, ou seja, serão só 10 dias de férias.


Eu não sei se são os "novos tempos", se é a cultura (sem empregadas e sem babá), mas eu vejo que as férias podem ser um grande problema para os pais. Eu lembro das minhas férias quando eu era pequena e além de uma viagem ou outra com a família, o negócio era ir pra casa da minha vó, ir pra casa de amigas, trazer amigas em casa ou brincar até a hora de dormir com a minha irmã. A gente assistia televisão sim, mas a gente inventava um monte de brincadeiras e passava o tempo, sem incomodar ninguém. Eu não lembro dos meus pais tentando inventar programas especiais para praticamente todos os dias das férias, coisa que acontece aqui.


Então é assim - a criançada sai de férias no fim de junho. Em julho, as creches e as escolas oferecem (até uma certa idade) um tipo de "curso de férias", muito bem pago pelos pais. Tem vários "tipos" de cursos, desde os mais standard, onde as crianças passam o dia brincando, pintando e às vezes têm alguma atividade extra, um passeio, uma peça de teatro. Tem também os cursos mais personalité, de futebol, de tênis, de circo, que são muito mais caros, obviamente. 


Como eu disse, mesmo a creche e as escolas sendo públicas, os cursos de férias são pagos pelos pais. Quem não pode pagar, não manda o filho e aí tem que se virar com ele em casa. Apela pra avó, pro avô, tira uns dias de folga, marido tira outros e no final fica tudo bem. No meu caso, que não tenho família aqui, não sei como vai ser quando o Uri estiver maior e tiver mais dias de férias da creche. Por enquanto eu não me preocupo com isso, esse ano foram só 8 dias úteis de folga que eu precisei tirar, então estou tranquila.


De qualquer maneira, com curso de férias ou não, entre o final de julho e o começo de agosto todas as crianças estão de férias realmente, não existem mais "esquemas" para entretê-las, além da família. E ai que a cobra fuma: O que fazer com as crianças?


Meu filho tem 1 ano e 5 meses e eu já percebi como é difícil mantê-lo dentro de casa por muito tempo. Ele precisa sair, precisa andar, precisa gastar energia. Eu moro num bairro ótimo pra isso, cheio de praças e parquinhos, q seriam os lugaes ideais pra soltar a ferinha por várias horas por dia, mas nós aqui temos um inimigo cruel nesses meses: O calor. O verão de Israel é muito quente, as temperaturas podem chegar a 40 graus em algumas partes do país e na maior parte, elas ficam por volta dos 32 praticamente o dia inteiro, fora a umidade do ar que é super alta e que nos dá a sensação de muito mais calor. Só começa a dar uma amenizada lá pras 6 da tarde, mas poder sair no final do dia não ajuda muito uma mãe com um filho entendiado. 


Agora que eu tenho filho, tenho me reparado na quantidade de atrações que o país oferece pras crianças e pros pais nessa época! Haja dinheiro!!! Na verdade, muitas atrações são de graça, mas claro, tem outras onde se paga entrada, tem o lanche depois, tem o transporte, o estacionamento, o sorvete... Imaginem isso por semanas e semanas a fio (e a maioria das famílias tem mais de um filho). Só pra listar algumas atividades das quais vi propaganda por ai:


-  Praticamente toda cidade  oferece um "Festival de Verão". Por exemplo, na cidade onde eu moro, tem atividades pra crianças na praia, tem shows na frente do mar, tem passeios guiados pela cidade, tem desfile de moda em mais um monte de coisas. Em todo jornal e no site da prefeitura tem a programação pros meses de julho e agosto. 


- A prefeitura também promove um projeto q se chama "Teatro no Parque". Vários grupos de teatro fazem apresentações pelos parquinhos de diversos bairros. 


- Os shoppings fazem a sua programação também. Tem oficinas de artesanato e de culinária, tem shows,  peças de teatro, tem pula pula e aqueles outros brinquedos montados.


- Um dos shoppings aqui de Netanya está patrocinando uma sessão de filmes ao ar livre.


- Os museus estão cheios de exposições novas.


- Há parques fechados, com atrações geralmente para crianças menores, de até 5 ou 6 anos (mais velhos que isso, na minha opinião, deveriam ser proibidos, já que correm, se jogam e podem machucar os pequenos). 






- Como em todo mundo, há muitos filmes para criança passando no cinema.


- O Groupon e todos os sites concorrentes estão cheios de descontos em parques aquáticos, passeios à cavalo e outras atividades.


Oficina de papel reciclado - 15 reais por pessoa

Labirinto - 11 reais a entrada


Esse eu queria - passeio de balão - 300 reais (ao invés de
600!!)


 - Não há piscinas públicas pelo país, mas temos muitas opções em clubes, parques aquáticos e kibbutzim, com entrada paga. 


Parque Aquático - 18 reais a entrada
Enfim, há muitas atividades, mesmo com o calor infernal. Só precisa ter disposição, dinheiro e vontade de encarar a multidão (sim, porque todas as atrações acima estão lotadas, sempre!).


Meu filho ainda é muito pequeno e não acho que tenha idade para a maioria dessas coisas. Por outro lado, ele se entedia super rápido e precisa de várias atividades curtas pra preencher o seu dia de uma forma legal, que não seja assistir Cocoricó à exaustão (da mãe). Nós aqui compramos uma piscina e um guarda sol gigante pra nossa varanda e já temos aproveitado muito os dias quentes com ele lá fora. Até as férias dele, pretendo comprar algumas coisinhas de artesanato pra brincar com ele (contas grandes para serem colocadas em fios, papéis, giz de cera maiores, etc). Também me indicaram muitos sites com atividades legais para entreter as crianças em casa. Preciso reservar um tempo, encontrar atividades pra idade dele e me preparar. Vou tentar fazer uma compliação das atividades legais e venho aqui contar.






curtindo a piscininha privé

passeando com os pais, quase 7 da noite


Quando o calor é tanto q não dá
pra pensar em sair de casa


A única tentativa de praia desse ano -
não dá, o calor é insuportável!


Brincando de massinha - 4 minutos de entretenimento!






2 comentários:

  1. Lu,
    Adorei o post! Realmente com criança pequena precisamos ter um leque de possibilidades de entretenimento. Agora, esse calor é bom, mas também complica os passeios. Né?
    Vocês fizeram um ótimo investimento...rs rs rs rs terem comprado essa piscina deliciosa. Já tinha visto outras fotos, imagino que estejam aproveitando.... Pois dá até para você se refrescar com o filhote.
    Também acho complicado as férias para os pais que trabalham. Sabe que minha professora de alemão dizia: Se você tem filhos, então dançou... não dá para trabalhar. Acredita!?
    Tudo porque tem inúmeras férias no decorrer do ano e os pais, melhor, a mãe que trabalha precisa se organizar, melhor, se virar nos trinta.
    Com certeza você encontrará atividades bacanas para fazer durante as férias do Uri. Precisa de uma rotina bem justa, no qual haja passeios, dormidas, hora para tudo...
    Agora, passeio de balão... também gostaria de fazer... acho o máximo!
    Beijos e bom final de verão para vocês.
    Fazia tempo que você não escrevia, hein!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai lu como eu queria o cslor daí!!! Aqui ta uns 5graus na minha cidade a noite!! A gripe nao passa e tem dias que tb ficamos todo o dia em casa!!! Vc me deu uma boa ideia... Preciso fazer atividades com ele!!! Bjos no Uri!!!!
    Raquel cabreira

    ResponderExcluir