sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coisas que só vi em Israel

Cada país tem suas peculiaridades, cada povo tem suas manias e quando chegamos a um lugar novo estranhamos o que não nos é comum, chegamos a achar um absurdo, coisa de gente doida, mas depois de um tempo nos acostumamos, entendemos e às vezes até adquirimos os costumes, adaptamos aos nossos e tudo fica bem.

Quer saber de algumas coisas que "assustaram" os brasileiros que chegaram à Terra Santa (inclusive eu mesma)? Vem comigo!

1. Comer salada no café da manhã - Comem pepino, comem tomate, pimentão, cebola, azeitona. Não são todos nem todos os dias, muita gente só come salada aos finais de semana, quando há mais tempo para preparar, ou quando saem pra tomar café da manhã fora. Aqui em casa nós comemos todo dia - pepino + tomate cereja + pimentão, picadinhos, com sal, azeite e 2 colheres de queijo cottage. Ah, pra constar - come-se pão também e toma-se café, mas esse café é diferente... 

2. Café é Nescafé, com leite (eles chamam carinhosamente de Nes). Tem uns que tomam café turco, ou café "botz" (lama), que é um café não coado, o pó fica no fundo da xícara. Eu particularmente não entendo a graça de sujar os dentes com café, mas muita gente gosta. Café filtrado é extremamente raro, temos algumas marcas nos supermercados, são caras e não têm o mesmo gosto que o nosso cafezinho tem. A gente aqui em casa não abre mão do café de filtro e "importa" por todas as pessoas que chegam do Brasil e se oferecem a trazer algo. 


kumkum
3. Ainda sobre café, todas as casas tem uma chaleira elétrica (kettle em Inglês, kumkum em Hebraico - adoro essa palavra). É só colocar água, apertar um botão e em poucos minutos a água está fervendo para o café, o chá, pra cozinhar o macarrão e etc. Esse é um eletrodoméstico bem comum na Europa, mas no Brasil ainda é pouquíssimo usado. É uma maravilha, ajuda muito. Tem também uma outra "máquina" de água, que nada mais é do que um mega filtro, aperta um botão e sai fria , aperta outro e sai água fervendo pro café (eliminando o uso da kumkum). 



essa é que nós temos. Foi cara, pagamos em muitas prestações,
mas nunca mais precisamos carregar garrafas de água mineral do super

4. O interruptor de luz dos banheiros (e só dos banheiros) fica do lado de fora, tem que acender antes de entrar. Provavelmente deve ser pra evitar problemas da eletricidade em contacto com a umidade. Ainda no assunto banheiro, nas portas há uma um quadrado de vidro, assim quem tá de fora pode ver se o banheiro está ocupado (com a luz acesa) sem que ninguém tenha q gritar "tem geeeente". 



5. E mais sobre os banheiros - nas casas mais antigas e mais simples, não há uma divisão entre a área onde se toma banho e o resto do banheiro. Explico: Não há box (dá pra colocar uma cortininha) e às vezes não há nem um desnível entre a área do chuveiro e a da prvada, espelho, etc. Ou seja, tomou banho, alagou o Oriente Médio. Então nesses banheiros sempre tem um rodo dentro, tomou banho, tem q tirar a água. É irritante, mas olhando pelo lado positivo, tem a vantagem do banheiro estar sempre limpo. 

6. Quer mais sobre banheiros? A descarga tem dois botões - um que solta menos água e outro que solta mais (e ai você saberá qual apertar para cada tipo de "uso"). Além disso, a maioria das pessoas mantémno banheiro um pacote de lenços umedecidos (desses de limpar bumbum de bebê) para uso dos adultos, o que garante uma "refrescância" maior. Recomendado!

 רכב חשמלי קלנועית  קלנוע7. Assim como temos o agalul para transportar crianças (sobre o qual eu contei aqui), temos também as motinhos dos velhinhos, o kalnoit. São motos mais confortáveis, de 1 ou 2 lugares, geralmente são movidas a eletricidade (tem que carregar toda hora) e os velhinhos que têm dificuldades motoras passeiam pela cidade toda com as suas. Eu já até presenciei a cena (fofissima) de um velhinho que pegou a sua gatinha pra dar uma volta na praia. Quer ver mais modelos? Clica aqui

8. Sistema de irrigação - por ser um país de clima desértico, obviamente que tudo é muito seco aqui e estaríamos fadados à fome se não fossem os engenheiros agrícolas espertinhos que desenvolveram sistemas de irrigação modernos e que garantem a água das gramas, das flores e das plantações sem precisar de ninguém regando com mangueira ou regador. Então em praticamente todo prédio, toda praça e todo jardim, tem água saindo pelo solo e muitas vezes em forma de jatos que já me causaram cenas engraçadas (ou nâo) de passar por um prédio, não perceber que o jato estava vindo em minha direção e me molhar toda. 

9. Horários de atendimento - No Brasil os bancos, correios e demais locais de atendimento ao público funcionam de 8 às 4 geralmente, né? Pois por esses lados você sempre tem que checar a que horas o lugar que você precisa ir vai estar aberto naquele dia. Tem dia na semana que eles funcionam direto das 8 às 4, tem dias que funcionam de 8 às 12, fecham e abrem novamente de 4 à 7 da noite, às sextas e véspera de feriado eles fecham mais cedo, e tem dias que não abrem (os bancos não abrem aos domingos, por exemplo). O mesmo vale para os médicos e dentistas. Muitos atendem de manhã, fazem um intervalo e voltam a atender no fim da tarde, começo da noite. É estranho, mas quando você acostuma, percebe que é prático, porque muitas vezes você não precisa perder um dia de trabalho, ou chegar mais tarde, pra poder ir tirar o passaporte, por exemplo. Eu acho inteligente.


10. Além de ônibus e trem, nós temos como meio de transporte público as moniot sherut, um tipo de van (amarela) onde viajam 10 pessoas e o motorista. Como não tem cobrado, o dinheiro é passado de um a um até chegar ao motoca. Te cutucam com a moeda e falam "Efshar le'avir?" ("Pode passar?"). Confesso - Irrita muito! E não, ninguém embolsa a grana não!

Enfim, isso foi o que veio à minha cabeça e a dos companheiros da comunidade Brasileiros em Israel do facebook. Mora aqui e estranhou mais alguma coisa que eu não lembrei? Escreve nos comentários que eu adiciono. 

É claro que temos diferenças alimentares (sobre as quais eu já falei aqui), tem as diferenças religiosas também, mas optei por não entrar nesses detalhes nesse post. Quis escrever sobre coisas cotidianas que me pareceram estranhas mas que, em 7 anos por aqui, acabei assimilando e hoje em dia acabo nem reparando mais. 

6 comentários:

  1. Adorei a motoca dos velihnhos, Lu! Tirando a van e o filtro, aqui eh mais ou menos a mesma coisa. Quantas vezes durante anos entreva no banheiro procurando o interruptor! A descarga pra #1 e #2 sao praticos tb.

    A gente se acostuma mesmo com tudo, neh? Agora, esse negocio de passar o dinheiro na van, éca! ahahah!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vou me acostumar a pepino seja em qual hora for, ele nao entra em casa nunca, por aqui e o mais odiado kkkk
    Lu isso dos bancos nao abrirem aos domingos nao concordo, nos lugares onde morrei sempre vi bancos abertos aos domingos o meu por exemplo sempre funciona no domingo(BenLeumi).
    O banheiro e sua luz de fora, qdo fui ao Brasil fica procurando a luz de fora kkk fica tao automatico que pra gente passa a ser normal.
    Ai Tami 4 ainda tom coragem e te compro!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito parecido aqui!
    Menos isso da van, que eu morri de rir, ahahaha! Isso parece muito terceiro mundo, Ìndia, sei lá, não parece coisa de país mais desenvolvido.
    Eu não tomo café, mas o povo aqui ama. Nescafé para eles não é café. Eles curtem o vienense e o turco. Eu comprei em Sarajevo um conjunto para fazer café turco, mas fiz com pó brasileiro (para uma amiga) e ficou intragável, porque ela disse que o pó não era apropriado. Escrachou o café brasileiro, ahahahaha!
    Sobre a luz ser fora do banheiro, eu nunca tinha entendido o porquê.
    E não vivo mais sem esta garrafa de ferver água. Uso para tudo, é prática demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Por aqui também as coisas são bem parecidas Lu. O café da manhã é repleto de verduras :-) E o Mingau de aveia deles é feito com sal e água, nada de leite e açúcar!! :-)
    Essa "chaleira" elétrica é MARA! Não sei como vivi sem uma antes...kkk
    Quanto ao café, somente algumas pessoas, geralmente mais velhas, curtem o café feito na chaleira antiga e com o pó no fundo, mas a maioria usa o café com filtro. Eu tenho um montão de café brasileiro aqui, se pudesse te mandava uns pacotes :-/

    A descarga do banheiro é uma das coisas mais inteligentes e ecologicamente corretas que eu já vi, pra quer gastar um horror de água sempre, né?! Aliás, aqui papel higiênico vai pro vaso tb, inclusive o rolinho quando acaba o papel...

    Bem, a Van por aqui não existe...mas o transporte público é muito bom e os horários (que são fixo) são sempre adequados a demanda...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Comer pepino e não tomar cafezinho? Ia morrer! ;-) que legal esse post, ri bastante. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei as curiosidades! Queria uma máquina dessa de água aqui! \temos as ketlles, mas essa de já fazer o serviço completo é bem mais prática hein?
    bj!

    ResponderExcluir