quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exemplificando o atendimento médico em Israel

(e seu lado bom e ruim).

Falei sobre a pediatria em Israel nesse post (q na verdade englovbou a Medicina aqui em geral) e hoje exemplifico. 

Há algumas semanas vinha sentido duas dores chatas, fortes e incômodas. Uma delas é na lombar, já havia teomado várias caixas de remédio, já tinha colocado bolsa de água quente (mesmo com o calor infernal), já passei alguns tipos de pomadas, cremes e géis, e nada resultou.

A outra dor era "interna", na região dos óvarios. Fui ao ginecologista, que me examinou, não encontrou nada de errado, e me deu uma guia para um exame de urina e um ultrasson dos rins.

Alguns dias depois, não aguentando mais de dor nas costas, corri na minha Médica da Família (Clinica Geral) e pedi uma injeção de relaxante muscular. Como o laboratório fica na mesma clínica, aproveitei e fiz o exame de urina que o ginecologista havia pedido.

A dor nas costas não melhorou, só piorou na verdade, e acabei tendo que marcar ortopedista. Tenho um ortopedista muito bom, Dr. Dotan, mas conseguir consulta com ele é muito dificil, provavlemente eu só conseguiria para daqui a uns 2 meses, então marquei com qualquer um que tivesse um horário livre nos dias seguintes.

Então numa 3a feira eu sai de casa às 8 e pouco para a consulta com o ortopedista que era às 9. No caminho, a enfermeira do ginecologista me liga, dizendo que o meu exame de urina acusou a presença de duas bactérias e que o ginecologista já tinha deixado prontas uma receita de antibiótico e uma guia pra outro exame de urina (pra depois do tratamento) e ela queria saber quando eu poderia ir buscar. Como o prédio do ginecologista era do lado do prédio do ortopedista, passei por lá antes da consulta, peguei as guias e ainda consegui dar uma palavrinha com o médico, que me explicou o que a enfermeira tinha encontrado.

Cheguei ao ortopedista, tive que esperá-lo terminar uma conversa (particular) no celular por 20 minutos, entrei no consultório fedendo a cigarro (o consultório é super limpo, o fedido era ele), expliquei o que eu sentia, ele examinou minha coluna, receitou um (outro) analgésico, eu perguntei se ele achava que medicina alternativa (acunpuntura) poderia ajudar, ele acha que não, mas me deu encaminhamento para fisioterapia (eu ainda acho que ele deveria ter me mandado fazer um raio-x). Atravessei a rua, entrei no prédio da fisioterapia (o mesmo do ginecologista), supliquei por uma massagem naquela hora mesmo, no começo a secretária explicou que não tinha como mesmo, todos os fisioterapeutas estavam super ocupados, mas um deles passou e viu a minha cara de desespero e conseguiu me encaixar entre um paciente e outro, me colocou num aparelho que dava choques bem fraquinhos por uns 20 minutos e depois fez massagem. Quando sai de lá (como a Phoenix, renascida das cinzas), ainda marquei mais 7 sessões (o médico indicou que o meu tratamento seria de 8) e paguei o equivalente a 14 reais (o tratamento todo). 

Continuo com as sessões de massagem e aparelhos (choques e ondas) e as dores estão 60% melhores. A clínica da fisio é ótima, tem Pilates, os fisioterapeutas são super competentes e atenciosos, tudo limpinho e arrumado. 

Enfim, isso é um exemplo. Em duas horas fui atendida por 3 profissionais. Adoro a atenção do meu ginecologista, não gostei do ortopedista (mas ele serviu pro que eu precisava) e acho muito legal a clínica de fisio e os profissionais de lá. Não garanto que aconteça assim em todas as clínicas, com todos os médicos e em todas as ocasiões. Mas em geral, estou muito satisfeita com o tratamento que recebemos, como disse no outro post, e resolvi escrever esse pra ilustrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário