quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Receita de pão de queijo

Pra aqueles que estão em Israel (ou outro lugar do mundo), e reclamam que não dá pra fazer pão de queijo, que não tem polvilho azedo, bla bla bla, uma boa notícia. Aqui vai uma receita que eu fiz ontem pela primeira vez e deu muito certo. Quem me deu a receita foi minha amiga Debi, confesso que não estava levando muita fé nela porque eram poucos ingredientes, achei que faltava ovo, fermento, mas resolvi testar e foi um sucesso. 

Então ai vai:

- Entre 2 e 3 xícaras de tapioca* (a receita dizia 2, mas eu fiz e quando coloquei as bolinhas na assadeira, elas "derretiam" depois de poucos segundos, então coloquei mais uma e deu certo. Acho que vai do tamanho da xícara, mas dá pra ver, quando a bolinha não desmanchar, ou seja, quando ficar bem duro, é o ponto).
Nota pós postagem (graças aos comentários das pessoas mais entendidas que eu): Farinha de tapioca é polvilho doce! (Eu juro que achava quer era substituto!)

- Uns 180 gramas de queijo ralado - pode ser parmesão (o q usamos), Tal Haemek, Gouda, e se colocar um pouqinho de queijo defumado ralado junto, fica melhor ainda.

- 1 caixinha de creme de leite (em Israel: Shamanet lebishul - 15% de gordura).

- 1 pitada de sal. Coloquei uma pitada mesmo, porque fiquei com medo do queijo salgar demais e faltou um pouco. Da proxima vez, coloco mais. 

E só!

É só aquecer o forno antes, misturar todos os ingredientes, fazer as bolinhas e colocar numa assadeira untada. No nosso forno (em temperatura média), estava douradinho (veja na foto) em uns 25 minutos. A receita rendeu uns 25 paezinhos (ou seja, tenho alguns congelados pro fim de semana!).

Ficou uma delícia, o Uri comeu como se não houvesse outra comida no mundo, achei que ele fosse explodir. Ainda coloquei uns quadradinhos de goiabada em alguns e ela derreteu lá dentro... hmmmm... 




* Como eu disse aqui, se encontra farinha de tapioca nos supermercados que vendem coisas indianas, filipinas e etc, no Eden Teva e parece que até no Shufersal também tem, na parte de farinhas especiais. 

12 comentários:

  1. Mae do Dan, do Guy, da Suzy...12 de setembro de 2012 às 23:51

    Tia, a farinha de tapioca eh polvilho! :)

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer a sua receita e depois te falo se os meus paezinhos deram certo tambem. A farinha de tapioca q vc fala e' o polvilho doce. shana tova! Janett

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia! Bom saber que dá pra fazer com tapioca. E goiabada com pão de queijo é tudo de bom! Deu água na boca ;-) Aqui em casa o pessoal ama com geléia

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, morri de vontade desse pão de queijo. Acho que tapioca não tem aqui, não.
    x

    ResponderExcluir
  5. To aqui BABANDO!
    Na feira do lado de casa tem o polvilho azedo e tem também o pães de queijo yoki, eu sempre pensei em comprar o polvilho mas por pura preguiça compro o Yoki, agora com essa receita acho que arriscarei comprar o polvilho. =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Hum... Amiga arrasou!! Delicia!!! Eu to fazendo dieta de exclusão de leite por causa da Luana ( medo da alergia),
    E nao to comendo quase nada destas delicias:(

    ResponderExcluir
  7. Sabe q eu ainda tenho um pacotinho dessas misturas prontas aqui, mas nem de longe ficou bom...então vou tentar fazer essa receita no fds. Amanhã vou atrás da farinha de tapioca, a que tem aqui vem da Tailândia! :-)

    Valeu Lu!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Ontem testei uma receita liquida que precisa ser congelada e so depois assada, bem amanha vamos ver no que deu; fora isso vou testar a sua pois a cara esta otima parecendo pao de queijo de verdade.

    ResponderExcluir
  9. achei a receita otima vou tentar fazer, mais como se chama essa farinha em hebraico? porque tem um monte e eu nao sei qual seria a melhor...נגיד יש את קמח כהה(אחיד), סולת,נבט...?
    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem? Me desculpe pela dempora em responder, so vi agora o teu comentario!

      ! Farinha de tapioca chama kemach tapioca mesmo. Tem pra vender no Eden Teva e em outros lugares de comida organica/natural e tbem onde vende produtos tailandeses e asiaticos.

      Beijos!

      Excluir
  10. Tambem quero muito fazer esses paes de queijo! parecem uma delicia! como se chama em hebraico a farinha de tapioca??
    obrigada e estou adorando o teu blog!!! Me identifico muito com muita coisa que tu escreves!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Farinha de tapioca chama kemach tapioca mesmo. Tem pra vender no Eden Teva e em outros lugares de comida organica/natural e tbem onde vende produtos tailandeses e asiaticos.

      Onde vc mora?

      Beijos!

      Excluir