quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Shaná Tová!!


No começo dessa semana, deu-se início, para os judeus de todo o mundo, as Grandes Festas, nome dado no Judaísmo ao período que se inicia no mês (judaico) de Elul e que engloba Rosh Hashaná - "Ano Novo Judaico", os dez dias de penitência, e que termina com a data do Yom Kipur (o "Dia do Perdão", ou "Dia do Jejum", como muitos conhecem). Outro nome pra Grandes Festas: Dias de Reverência ou Dias de Penitência.

Rosh Hashaná (ראש השנה, "cabeça do ano", literalmente) é descrito como um dia de julgamento onde D-us analisa as ações de toda a humanidade.

O ano judaico se inicia em Setembro ou Outubro (todo ano muda). Segundo a tradição judaica foi nessa data que Deus criou o mundo de Adão, o primeiro homem (começamos, portanto, o ano 5773!!!). Rosh Hashaná dá início a um período de julgamento para a humanidade, que termina em Hoshana (sétimo dia da festa de Sukot - q esse ano cai na segunda semana de Outubro), quando D-us senta em seu trono e determina o destino de cada indivíduo no ano em que se inicia.

A celebração começa ao anoitecer da vespéra com o toque do shofar (tipo um berrante, feito de osso de carneiro). É costume comer certos alimentos simbólicos durante Rosh Hashaná como maçãs com mel para desejar um ano doce e cenouras cortadas em rodelas, representando moedas douradas (e o desejo de paranassá - sustento - para as famílias). Também se come "rosh shel dag", cabeça de peixe. Esse alimento representa o começo do ano bom "com a cabeça", a parte mais alta do corpo, e não com o rabo! Também comemos a halá agulá, que é uma espécie de pão doce grande e redondo (e delicioso), simbolizando a continuidade e o cíclico, e romã, pois há o desejo de q no ano q está por começar os direitos do ser humano se multipliquem assim como o número de sementes q há dentro do romã. 

Durante a tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados. Aqui em Netanya nós adoramos ver esse ritual na praia.

Israel fica em quase em clima de Natal nas semanas que antecedem Rosh Hashaná. As ruas estão lotadas de pessoas comprando presentes pra dar à família e aos amigos, os supermercados estão abarrotados e insuportáveis, cheios de gente e de ofertas "imperdíveis" e a mulherada não sai da cozinha. As pessoas trocam cartões - hoje menos com sms, emails, facebook- e ligam pra cumprimentar os amigos, as empresas promovem brindes e festas aos funcionários, e muitas dão um bônus ou algum presente nesse época (minha parte favorita). Acho esse clima o máximo!

Nós geralmente celebramos essas festas com uma família de amigos que eu conheci no Brasil e que, assim como eu, se mudaram para Israel. São por volta de 14 anos de celebrações juntas, muitas histórias engraçadas, muita comida boa, muita risada, pessoas agregadas e nos últimos ano, muitos mimos para a única criança da família!

E como desejamos "Feliz Ano Novo"? Desejamos a todos que sejam inscritos no Livro da Vida, que sejam a cabeça, e não o rabo (rsrsrsrs), que tenham um ano bom e doce - Shaná Tová umetuká, ou simplesmente SHANÁ TOVÁ!!



2 comentários: