sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Blogagem Coletiva - Dia das Crianças - Do que brincam os pequenos israelenses?


Em Israel não se comemora o Dia das Crianças como no Brasil. Acho que já comentei por aqui que temos um "Dia da Família" lá pra fevereiro, que engloba os dias das mães, dos pais e das crianças e mesmo assim é bem menos comercialmente explorado, pouca gente dá presente, não tem propaganda na TV, até eu ter filho eu mal me lembrava desse dia.

Além disso, propaganda infantil aqui deve ser proibida na TV, eu não me lembro de ter visto um comercial de brinquedo, mochila, CD, DVD, o que for, na TV aberta. Na fechada nem comercial tem. Acho ótimo, acho certo e um dia ainda comentarei mais sobre o assunto, que pra mim é muito importante. Apesar disso eu acho a população israelense bem consumista, crianças e adultos. Um exemplo disso são as sextas feiras e as vésperas de feriado por ai. Todas as lojas, todos os shoppings, todos os supermercados estão lotados, e o povo compra, compra, compra. Comida, coisa pra casa, brinquedos e mais brinquedos.

Já fui em casas de amigos que pareciam mais lojas de brinquedos, um moooonte de brinquedos iguais (tipo 4 carrinhos idênticos, talvez um detalhe de cor mudavam), bicicleta, triciclo, carrinho a bateria, patiente. Um monte de coisas, geralmente amontoadas, quebradas, faltando peça.

Juro, me dá aflição.

Eu acho que meu filho tem muito brinquedo, e ele não tem 1/4 dos brinquedos que eu vejo em muita casa por ai. Eu me lembro de ter saído para comprar brinquedos pra ele poucas vezes, ganhamos muitas coisas que eram de filhos de amigos e procuramos não ficar juntando tralha. Se não tem onde guardar nas prateleiras dele, vejo se ele brinca mesmo com aquilo e se a resposta for não, vai pra doação.

E quando eu lembro do consumismo desenfrado que eu via no Brasil, das milhares de propagandas de brinquedos, principalmente nessa época do ano, da manipulação dos pequenos, me dá mais aflição ainda. 

Dai que há uns dias a Paloma me convidou pra falar um pouco sobre brincadeiras (e não brinquedos) em Israel, tomando parte de uma blogagem coletiva por ocasião do Dia das Crianças, promovida pelo movimento Infância Livre de Consumismo - "Compartilhe brincadeiras" e desde então eu tenho procurado observar as crianças à minha volta. 

Essa semana mesmo fomos à praia e entre catar conchinhas, entrar e sair do mar e "escrever" na areia com um graveto, percebi que brinquedo nenhum faz meu filho tão feliz quanto esses momentos em familia, e isso não é demagogia não! No alto dos seus quase 20 meses, ele está descobrindo o mundo e tudo, absolutamente tudo, é um laboratório pra ele. Muitas vezes ele pode ficar horas passando feijão de um recipiente pra outro e ignorar completamente o Fisher Price caro que ganhou.

Mas fato é que, com muitos brinquedos ou não, criança israelense brinca fora de casa, infinitas vezes mais do que os pequenos coitados brasileiros presos dentro de casa e nos shoppings. A grande maioria aqui é criada no parquinho da esquina. Nós mesmo temos uns 5 num raio de 100 metros do nosso prédio e poucos são os dias que não levamos o nosso filho em um. E eles estão sempre lotados. Pais, mães, avós, avôs, bebês, crianças maiores sozinhas, bicicletas, patinetes, bola, etc etc.

Quer ver como ele curte??? 








Eu gosto muito de ver isso, acho que é infância saudável, fora de casa, ao ar livre, no sol, gastando energia, correndo, se sujando. Eles também assistem bastante televisão, mais do que eu acho certo e legal, mas pelo menos têm os parques pra "balancear".

Daí que eu sai perguntando pra uns amigos israelenses sobre as brincadeiras de infância por aqui (já que o Uri ainda é pequeno e pouco brinca com outras crianças fora da creche). Eles me mandaram uma lista, mas eu acredito que a maioria seja de brincadeiras da infância deles, e pouco se brinca com elas hoje em dia. De qualquer forma, algumas são bem parecidas, ou são versões das nossas brincadeiras clássicas, lá no Brasil...

5 אבנים - chamesh avanim - 5 pedras

O famoso jogos dos 5 saquinhos, só que aqui são 5 pedrinhas. Pelo que eu andei vendo por ai, no passado, haviauma diferença nas regras do jogo em Tel Aviv e em Jerusalém (esse era mais complicado!).


o jogo, como é vendido

                    



גומי - Gumi - Brincadeira do elástico

Aparentemente as regras são as mesmas do clássico dos anos 80: 3 participantes, dois seguram o elástico na pernas enquanto o terceiro "pula", de acordo a uma coreografia e algumas fases - a de "não pode falar", a que um fala "stop" e o que está pulando tem que ficar como uma estátua, a de pular com um pé só, a de pular com os olhos fechados...




דוקים - Dukim - Pega-varetas


41 varetas coloridas - O obejtivo é pegar o maior número possível de varetas, sem mexer as que estão em cima.



קלאס - Class- Amarelinha

As mesmas regras do nosso jogo no Brasil - jogar a pedrinha, pular um pé só em cada quadrado, recolher a pedrinha sem cair e chegar no "céu"!



מחניים - Mechanim - Queimada

As regras, pelo que eu entendi nas minhas pesquisas, são as mesmas das que jogávamos nas ruas e nas escolas lá pelos anos 80. Dois times, um participante de cada time são escolhidos para lançar as bolas, tentando "queimar" os outros participantes que estão mais perto. Se algum desses particpantes do "meio" consegue pegar a bola sem deixá-la cair, ele passa a ser o atirador. O objetivo é que um dos times consiga queimar todos os jogadores do time adversário.




כן לא שחור לבן - Ken, Lo, Shachor, Lavan - Sim, não, preto, branco

Esse é um jogo de palavras, onde o "desafiado" tem que responder perguntas sem usar as palavras sim, não, branco e preto. Obviamente, quem faz as perguntas, tenta forçar o desafiado a respondê-las usando essas palavras.

איקס עיגול -  iks igul -Jogo da velha

O legal é que em muitos parquinhos por aqui, as crianças têm um brinquedo de jogo da velha, como esse:




Essas brincadeiras são as mesmas que as nossas, mas os nomes são ainda mais interessantes!


דג מלוח - - Dag Maluach - Arenque (!!) - - Esconde- esconde

Uma criança, com os olhos tapados, conta até 10 enquanto os outros se escondem. Ao terminar, ele anuncia "1, 2, 3... arenque!" e sai a procura dos outros. O objetivo é que os escondidos cheguem ao local onde o "arenque" estava contando, sem serem pegos por ele. O jogo é igual ao nosso, o nome é que é diferente e inusitado.





 "A vovó está bordado" - Cama de gato - סבתא סורגת -










הרצל אמר - Herzl mandou- "Seu mestre mandou"

esse é o cara
Theodore Herzl foi um dos precursores do sionismo e é, sem dúvida uma das figuras mais importantes da história do país. Tão importante, que quem manda, nessa brincadeira, é ele!









Enfim, achei essa BC muito gostosa de pesquisar e escrever. Apesar de não termos muitas brincadeiras diferentes (além dos nomes delas), foi legal relembrar do que eu mesma brinquei por tantos anos. Deixa só o Uri crescer... 

Gostei também da repercusão da campanha do ILC nas últimas semanas no facebook. Quem sabe não é um começo de uma nova era, com mais brincadeiras, mais tempo em família e menos consumismo?






A maioria das imagens das brincadeiras é daqui



3 comentários:

  1. Oi Lu
    eu gostei do teu post porque me lembrou muitas brincadeiras da minha infância que eu tinha esquecido completamente. Legal! Beijos e inté Claudia

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    so agora tive um tempinho para comentar, embora tenha lido o post desde a sua publicação. Eh interessante observar que as brincadeiras são antigas e que toda criança gosta. Amarelinha e elastico marcaram a minha infância e vou esperar a Bê crescer um pouquinho mais para brincarmos juntas!
    Beijos e adorei o post : )

    ResponderExcluir
  3. Luciana, estou adorando ler seu blog, principalmente ler mais sobre o movimento infância livre do consumismo, não tenho filhos, mas sempre penso em como gostaria de educa-los quando tiver.

    Abraço,
    Alessandra
    www.cervejaesmalte.com.br

    ResponderExcluir