segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Receita de hummus


Hummus (ou hommus) é outro prato típico israelense herdado dos primos árabes, e nada mais é do que uma pasta de grão-de-bico e tahine. Hummus é um alimento bastante nutritivo, contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro. Hummus, em hebraico, quer dizer "grão-de-bico".


Hummus é outra paixão nacional. Na maioria das casas que eu conheço, ele faz parte da lista de compras do super assim como o requeijão no Brasil. As crianças adoram, os bebês comem desde muito cedo, os adultos não vivem sem.

Eu confesso que não era muito fã não, principalmente dos que se compra pronto no supermercado (aqui temos uma área do super só dessas pastinhas, que israelense chama de "salada" - hummus, tahine com salsinha, salada de beringela, salada de pimentões e mais um monte - AMO). Eu não via graça nenhuma nele, achava seco, não entendia esse amor todo.

"Oi, sou vendido no super e não sou gostoso não" 

Mas ai um dia eu fiquei com vontade de ir numa "hummusiá", um restaurante que basicamente só serve hummus, com variações - hummus com grão-de-bico, hummus com um tipo de feijão, hummus com pinhole. Geralmente também tem ovo cozido, pepino em conserva, tomate e cebola. E só. Esses restaurantes são bem pequenos e a galera costuma dividir as mesas, ou seja, se você está com o seu marido em uma mesa com 4 lugares, pode crer que outro casal pode vir e sentar junto. Estranhissimo, mas acontece, costume local e só em hummusiá.




Dai que eu fui com o meu marido em uma hummusiá em Jaffa (Yaffo) e ai sim eu entendi o amor todo pela "pastinha". O gosto do hummus fresquinho e natural é outro. E é bom!

Há um tempo o marido veio com a idéia de fazermos hummus em casa e uma receita. Não levei fé, mas tentamos e não é que o negócio é bom e muito, muito fácil? O único probleminha é que não dura muito na geladeira (uns 4 dias), mas dá pra congelar numa boa.

Então a receita é assim:

Pra uma xícara de grão-de-bico cozido, junta uma xícara de tahine (receita aqui pra quem não achar no supermercado), o quanto bastar de água pra dar o ponto de pasta (usamos a água do grão de bico), suco de meio limão (ou mais, dependendo do gosto), sal e temperos (alho, páprica e salsinha) à gosto. Bate tudo no liquidificador e pronto! Claro que dá pra aumentar a receita, observando as proporções.

Nós aqui usamos grão-de-bico enlatado ou aqueles pré-cozidos congelados. Eu descongelo em água fervente e uso essa água na receita. Mas dá pra usar grão-de-bico cozido, aí tem que deixar um pouco de molho antes.

Dá pra comer com pão sírio (pita) ou até com legumes (cenoura, pepino, pimentão) em tiras.

Ah, e não esquece de um fio de azeite generoso por cima.

Faz e me conta!




Obs 1: Eu não consigo responder comentários por aqui (não sei porquê), então deixa seu email pra que eu não pareça mal educada e ignore o que você escreve!! :-)

Obs 2: Fotos do google.


3 comentários:

  1. Hummmmm, vou fazer sim Lu!
    eu gosto de humus, e como aqui tem muitos arabes,encontro os produtos para fazer com muita facilidade. otima dica ; )

    ResponderExcluir
  2. Lu minha mãe faz hummus desde qd eu era criança!! Aqui em casa temos costume de comidas arabes..
    Para vc ter uma ideia.. No cha de bb timha hummus fresquinho que mamy fez!! Amo demais!! E enlouqueci com estas fotos dele com temperos e acompopamhamentos!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo hummus! Obrigada pela receita, vou fazer ;-)
    bjs

    ResponderExcluir