segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O parquinho dos bebês

Eu tinha proposto mostrar alguns parques daqui de Israel, mas depois do Sportek, acabei não mostrando mais nenhum.

Mas me redimo e mostro hoje outro parque que fica bem pertinho daqui de casa, ao qual nós vamos bastante. Eu e o meu marido o chamamos de "parquinho dos bebês", ou "parque dos prédios" (porque ele fica entre 2 prédios, parece até o playground particular deles). 

"Parquinho dos bebês" porque realmente ele é o mais propício para crianças menores. O chão é de grama artificial, os brinquedos são mais baixos e mais adaptados aos pequenos engatinhantes e recém-andantes e como ele fica numa área menor e mais fechada, é menos atrativa a crianças maiores andando de bicicleta, coisa que me deixa bem nervosa em outros parques, porque meu filho ainda não se dá conta e anda pra lá e pra cá sem prestar atenção ao movimento e muitas vezes as próprias crianças de bicicleta (patins, patinete e afins) são pequenas e não tomam cuidado com os pequenos pelo caminho. Então nesse parque eu fico mais tranquila quanto a isso. 

Além disso, o parque tem uma cobertura legal, o que garante menos sol no longo verão insuportavelmente quente dessa terra. Por outro lado, essa cobertura não tem iluminação e agora no outono e no inverno, quando o dia é mais curto, o parque fica escuro bem cedo, o que é um ponto negativo dele.

Outra coisa que nos incomoda muito é a falta de cidadania e de respeito de alguns (ou muitos) frequentadores do parque, que sujam o chão todo com casquinha de semente de girassol (mania nacional), pacotes de salgadinho, bitucas de cigarros e até fraldas sujas!!! A prefeitura limpa sempre os parques, mas já aconteceu de chegarmos, nos depararmos com a catástrofe e a sujeira e darmos meia volta... Não consigo entender como, em primeiro lugar, alguns pais fumem tão perto de crianças. Se nós estamos em algum parquinho e vem alguém fumar perto dos brinquedos, pedimos pra se afastar. Eu acho que é nosso direito, e principalmente das crianças (e dane-se se acharem ruim). Além disso, esse é um (dos muitos) parques tão bonitos, tão planejados e tão curtidos por aqui, tanta gente no Brasil gostaria de poder levar os filhos num lugar tão legal e tão perto de casa, por que, por quê, meu D-us, não valorizar e não ajudar a cuidar? Juro, eu não entendo.

Mas enfim, nós levamos o nosso filho nesse parque desde os 7, 8 meses de idade, quando ele só engatinhava a gente muitas vezes o deixava solto pelo chão, junto com outros bebês. Hoje em dia ele corre e sobe em tudo e a gente fica por perto garantindo que ele não vá cair de algum brinquedo mais alto. 

Agora as fotos...

Tem uma área meio separada com algumas "estátuas" de bichos pras crianças subirem:




A parte dos brinquedos, coberta








jogo da velha!




3 comentários:

  1. OI Lu : )
    Acho que o fumo é muito comum aqui na Europa tb. Eu acho bizarro pais fumando e dando baforadas perto das crianças. Agora fraldas sujas no chão de parquinho ja é demais ne?
    E o parquinho que você postou é super equipado para crianças, que legal! Muito bom ter um lugar assim para levar os filhos para brincar : )
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu mandei o comentario anterior, espero que tenha ido : )
    Bijim

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse parquinho, onde voce mora em Israel?
    Eu tenho serios problemas de adaptação aqui por causa da sujeira, eu acho um cumulo. Moro em Haifa em um predio novo, (se esse predio fosse no Brasil seria lindo) pena que aqui o pessoal nao zela pela propriedade (pelo menos onde moro) vive sujo, coco de cachorro( gigante) na calçada do predio, até lixo largam na entrada. Estou bem desanimada com isso, fora o problema que eu tenho por causa da falta de educação (sei que nao é de proposito e sim a cultura, meu marido vive falando isso pra mim), eu achei que limpeza pelo menos eu nao iria ter problemas aqui.Pura ilusão! Desculpe as palavras mas ainda estou sofrendo com a adaptação e algumas coisas me pertubam demais!

    ResponderExcluir