quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sukkot - A festa das cabanas

Dando continuidade às festas do mês judaico de Tishrei (iniciadas por Rosh Hashaná), essa semana comemoramos Sukkot. Sukkot é uma das três festas nas quais os hebreus faziam uma peregrinação para o Templo em Jerusalém (levando animais e cereais como forma de sacrifício)

Esse feriado dura sete dias (oito fora de Israel). Na verdade, o feriado mesmo (quando não se pode trabalhar, assim como o Shabbat, para os religiosos) acontece no primeiro e no último dia dessa semana. Os dias intermediários são chamados de Chol hamoed e aqui em Israel as escolas estão fechadas, alguns religiosos não trabalham e tiram férias, mas a maioria da população trabalha normalmente, como eu e meu marido. Há lojas e outros estabelecimentos comerciais que abrem somente por meio período durante essa semana.

A palavra hebraica sukkot é o plural de sukkah, que é uma estrutura murada coberta de skhakh (material de fábrica como crescimento excessivo de árvore frondoso ou folhas de palmeira). A sukkah simboliza a eminiscência do tipo de residências frágeis nas quais os judeus viveram durante os seus 40 anos da viagem no deserto depois do Êxodo da escravidão no Egito.

Durante toda a duração do feriado, os judeus religiosos fazem as suas refeições na sukkah e muitos dormem lá também. Muitos aproveitam as "férias" para fazer encontros com os amigos na sukkah, churrascos e festas. Restaurantes, shoppings, espaços públicos e algumas creches também disponibilizam sukkot para que  os observantes possam fazer suas refeições na sukka mesmo que fora de casa.


Mas a sukkah não é uma cabana qualquer, há uma série de requisitos para que ela seja considerada uma sukkah "válida". As paredes podem ser construídas de qualquer material (madeira, lona, desvio de alumínio, folhas) e elas podem ser independentes ou incluir os lados de um edifício ou pórtico. O telhado deve ser do material orgânico, conhecido como skhakh, como eu expliquei ai em cima. Também costuma-se decorar a sukkah com fitas, objetos de decoração pendentes, flores, desenhos (essa é a parte mais divertida para as crianças).

as 4 espécies - etrog, lulav,
hadas, aravah

Outro costume dos religiosos durante Sukkot é a benção sobre as Quatro Espécies - cidra, palma de tamareira, murta e salgueiro. Essas espécies representam a variedade de características na natureza e nos homens - cada árvore e fruta tem suas próprias qualidades, assim como as pessoas. 

No último dia de Sukkot, os religiosos rezam pedindo chuva no outono e inverno que estão por começar, tão necessária nesse país de clima desértico. 

(imagem do Google)

Aproveitando as temperaturas mais amenas e as férias das crianças, há festivais e atividades para as crianças e para as famílias em todo o país. Passeios, shows, atividades em shoppings e tudo mais para entreter os pequenos e deixar os pais mais pobres.

Para fazer uma ilustração real de como Israel fica, sai com o iphone a câmera em punho nos últimos dias e fotografei algumas sukkot que vi no caminho. Na verdade, apesar de no meu bairro morarem muitos judeus religiosos, achei que ia ver mais sukkot por ai. Jerusalém, por exemplo, parece uma favelinha nessa época, em todo e qualquer espaço livre há uma sukká!


Sukkah na frente de uma creche



Assim é a decoração de uma sukkah por dentro.
Esta está um pouco pobrinha porque a creche estava fechada durante
o final de semana, quando eu tirei a foto
As varandas-favelinhas




Esses já deixaram até as panelas pra próxima refeição - hehe
(tirei essa foto hoje cedinho, ela ficava ao lado da creche do
Uri)




Um comentário: